ODEBRECHT / Consórcio Nova Via
Extensão da linha 1 da Trensurb

Apresentação

Por se tratar de uma obra delicada e que envolveria a comunidade local, o Consórcio Nova Via - liderado pela construtora Odebrecht, cliente da Camejo Soluções em Comunicação - responsável pelo projeto, precisava de uma assessoria de comunicação que fizesse todo o gerenciamento de uma possível crise e mostrasse à imprensa local e nacional todas as etapas de construção da obra. Na época, a Camejo atendia a Odebrecht e logo foi selecionada para assumir esta grande missão.

Desafios

A obra de Extensão da Linha 1, que ligaria São Leopoldo a Novo Hamburgo, impactaria na vida de muitas pessoas que moravam no trecho por onde as construções passariam. O desafio maior era justamente mostrar para a imprensa que a vida dessa comunidade seria afetada, mas que a construtora, por meio do Consórcio, daria o respaldo necessário para essas famílias. Outro ponto importante foi alinhar o trabalho entre a assessoria da obra e o departamento de comunicação da Trensurb.

Estratégias

O trabalho exigiu grande sintonia entre os profissionais da comunicação envolvidos no projeto, o Consórcio Via Nova e a Construtora Odebrecht com a comunidade, principalmente, com os formadores de opinião. Para isso, a Camejo passou a comunicar cada etapa da obra, portanto a imprensa era regularmente abastecida de informações, com balanços periódicos sobre o andamento da construção. Como toda obra de grande porte, foi preciso implementar um gerenciamento de crise com diversas ações realizadas e divulgadas tanto com a comunidade, quanto com a imprensa. Os formadores de opinião foram levados para o canteiro de obra para acompanhar de perto cada detalhe.

Resultados

A Extensão da Linha 1 teve aproximadamente 92% de inserções positivas na mídia. Todos os objetivos foram alcançados com grande sucesso. A Camejo foi responsável também pelo evento de inauguração que contou com a presença de autoridades e da então Presidente da República, Dilma Rousseff. Os discursos dos líderes da construtora também foram desenvolvidos pela assessoria oficial da obra. Outro grande resultado positivo foi a aproximação do Consórcio Nova Via com a imprensa e todas as prefeituras da região.