Mauro Zacher

Apresentação

Em um ano de eleições com uma série de restrições quanto à divulgação da imagem e das propostas dos candidatos, os partidos e coligações precisavam estar atentos. A legislação era rígida, por isso era preciso focar em ações criativas, explorando principalmente a internet.

Desafios

O principal desafio era aumentar o número de seguidores de Mauro Zacher em meio a um clima de desconfiança do eleitorado com os políticos em geral, além de estabelecer vínculo com este público. A campanha, que tinha como slogan “O vereador que ouve e faz”, baseou-se em uma série de vídeos em que Mauro Zacher aparecia em diferentes pontos de Porto Alegre, geralmente à noite, a fim de demonstrar os resultados de suas iniciativas, voltados principalmente à segurança pública e iluminação da cidade. Além disso, os vídeos continham depoimentos de líderes comunitários e de formadores de opinião que falavam porquê apoiavam o candidato. A equipe da Camejo trabalhava até mesmo durante a madrugada, para captar imagens para os vídeos.

Estratégias

Uma das principais estratégias adotadas foi manter uma equipe de prontidão para interagir com os eleitores, respondendo de forma personalizada cada questionamento. Vale ressaltar que, com verba restrita para a campanha como um todo e com a proibição de investir em publicidade nas redes sociais, o ponto crucial para conseguir atingir os eleitores era manter um diálogo constante, respondendo todas as dúvidas e esclarecendo as propostas.

Resultados

Em julho de 2015 a página do vereador no Facebook tinha 4,5 mil curtidas e ao final da campanha o número passava de 14 mil. Mauro Zacher foi eleito vereador com a segunda maior votação da Câmara, perdendo por apenas 900 votos para o primeiro mais votado.