Estratégias
A jornalista Eliana fez uma análise do cenário em que se encontrava o ministro e, a partir disto, iniciou o planejamento para gerenciar a crise do momento. A primeira e mais importante estratégia aplicada foi fazer com que o ministro fosse ouvido por toda a imprensa. Na época, a jornalista constatou que Nogueira estava completamente blindado a comunicar-se com a mídia e logo reverteu a situação. Era preciso fazer com que a imprensa nacional ouvisse a verdade pelo próprio ministro. Eliana alinhou e definiu o discurso de Ronaldo e ações começaram a ser feitas com o objetivo de amenizar a crise. Uma delas foi levar o ministro de surpresa na redação de um veículo nacional, no meio da tarde e surpreender os jornalistas, mostrando que o ministro Ronaldo Nogueira é “gente como a gente” e estava disposto e aberto a esclarecer o trabalho que vinha fazendo.
Cada passo tinha que ser muito bem pensado, pois uma interpretação errada poderia gerar uma nova crise. Outra estratégia aplicada pela jornalista foi a implantação de uma rotina de trabalho na assessoria de comunicação do Ministério.