(51) 3346-4642 / 51 98158-7771
O futuro da Cirurgia Robótica no Brasil - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.  O futuro da Cirurgia Robótica no Brasil - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.  O futuro da Cirurgia Robótica no Brasil - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.

2024

O futuro da Cirurgia Robótica no Brasil


O futuro da Cirurgia Robótica no Brasil - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.

Por: Lucas Sangoi Alves
(Médico especialista em Ortopedia e Traumatologia com subespecialização em cirurgia da coluna vertebral)

A medicina ortopédica está passando por uma revolução tecnológica, e a cirurgia robótica de coluna representa um dos avanços mais promissores neste campo. Nos últimos anos, a introdução de robôs cirúrgicos especializados trouxe uma série de benefícios para pacientes e cirurgias, melhorando a precisão e a segurança das operações. 

A cirurgia robótica de coluna já é uma realidade no Brasil. No Sul do país apenas está sendo no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre já está sendo realizado esse tipo de cirurgia por mim e pelo meu pai, o médico José Maria Alves Neto, somos os pioneiros da cirurgia robótica na região Sul do Brasil.

É necessário esclarecer que a maioria das cirurgias são realizadas por neuro navegadores, uma técnica já utilizada por nós há muitos anos e que consiste em técnicas projetadas para ajudar a localizar com precisão diferentes processos patológicos intracerebrais. Porém, a cirurgia robótica é algo mais avançado. 

Essa tecnologia, não substitui o trabalho dos profissionais, mas sim, utiliza braços robóticos controlados por cirurgiões treinados, oferecendo maior precisão em procedimentos delicados, como fusões vertebrais e correções de deformidades. 

O maior benefício da cirurgia robótica é a redução dos riscos associados aos procedimentos tradicionais. Pacientes submetidos a cirurgias robóticas de coluna geralmente experimentam menos dor no pós-operatório, menor risco de infecções e tempos de recuperação mais curtos. Esses fatores são especialmente importantes quando falamos de cirurgias minimamente invasivas, onde a precisão é crucial para preservar tecidos saudáveis ​​ao redor da área afetada.

Nos próximos anos, espera-se que a evolução da cirurgia robótica seja impulsionada por inovações como a inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina. Essas tecnologias tornarão os robôs mais independentes, permitindo que os sistemas aprendam com as cirurgias anteriores e auxiliem ainda mais na tomada de decisões cirúrgicas, melhorando a precisão e a eficiência dos procedimentos.

Recentemente participamos de um dos maiores e mais prestigiados eventos globais dedicados à saúde da coluna vertebral em Chicago, com os nomes mais renomados da cirurgia robótica mundial. Em Novembro iremos aos EUA participar de cirurgias robóticas para descompressão medular.