(51) 3346-4642 / 51 98158-7771
Estátua do Laçador, monumento símbolo da cultura gaúcha, será removida para reparos estruturais - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.  Estátua do Laçador, monumento símbolo da cultura gaúcha, será removida para reparos estruturais - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.  Estátua do Laçador, monumento símbolo da cultura gaúcha, será removida para reparos estruturais - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.

2021

Estátua do Laçador, monumento símbolo da cultura gaúcha, será removida para reparos estruturais


Estátua do Laçador, monumento símbolo da cultura gaúcha, será removida para reparos estruturais - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.

A retirada será nesta terça-feira e uma gaiola especial foi projetada para o transporte do Laçador

Acontece nesta terça-feira, dia 28 de setembro, às 16h, a retirada da Estátua do Laçador. O monumento, que está na Avenida dos Estados, em Porto Alegre, desde 2007, vai passar por reparos em sua estrutura. A necessidade de restauração foi identificada desde 2017, quando uma vistoria feita através do Projeto Construção Cultural - Resgate do Patrimônio Histórico, constatou fissuras e rachaduras no monumento. Esses danos, caso não sejam reparados a tempo, podem trazer prejuízos permanentes à Estátua. O restauro deve durar cerca de 90 dias e estar de volta ao Sítio do Laçador até o final do ano.

 

A retirada será feita através de um guindaste e o Monumento será transportado deitado em um caminhão, dentro de uma gaiola especial projetada para o deslocamento do Laçador e que será instalada no mesmo dia pela manhã. Serão poucos quilômetros de viagem, já que o galpão que abrigará a Estátua fica próximo ao Sítio do Laçador. Verônica Di Benedetti, coordenadora técnica no Projeto, é a responsável por comandar as obras. “Será um trabalho minucioso, que passará por várias etapas. Entre elas está a colocação de uma estrutura de aço dentro da obra, que deve dar sustentação ao Laçador. De qualquer forma, assim que ele for aberto teremos uma dimensão melhor dos danos a serem reparados.”, explica a engenheira. Em caso de chuva, a remoção será adiada.


O Projeto de revitalização é promovido pelo Sindicato dos Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil. O coordenador do projeto, Zalmir Chwartzmann, reforça a importância da Estátua do Laçador para a cultura do Rio Grande do Sul: “A sociedade gaúcha tem no Laçador um símbolo da história do Estado e o cuidado e a preservação desse Monumento é fundamental. Não vamos medir esforços para a manutenção dessa escultura que é patrimônio histórico de Porto Alegre.”, destaca.

 

O Projeto Construção Cultural foi viabilizado através da Prefeitura de Porto Alegre, Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com a Gerdau e a Sulgás como patrocinadores, Elevato, Ministério Público do Estado e JOG Andaimes como apoiadores. 


Fale conosco

Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Por favor, preencha este campo.
Porto Alegre / RS
Av. Padre Leopoldo
Brentano, 110
(51) 3346.4642
Florianópolis / SC
(48) 99185.8790
(48) 99144.7714
Orlando / Florida
Estados Unidos
(321) 352.5012

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CAMEJO ESTRATÉGIAS EM COMUNICAÇÃO