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De Louboutin a Osklen: marcas de posição geram debate sobre lei brasileira - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.  De Louboutin a Osklen: marcas de posição geram debate sobre lei brasileira - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.  De Louboutin a Osklen: marcas de posição geram debate sobre lei brasileira - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.

2024

De Louboutin a Osklen: marcas de posição geram debate sobre lei brasileira


De Louboutin a Osklen: marcas de posição geram debate sobre lei brasileira - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.

Em meio ao cenário desafiador de registros de marcas no Brasil, Valdomiro Soares, presidente da Marpa - Marcas, Patentes e Consultoria, destaca a importância da persistência e inovação no processo de registro de marcas de posição. Embora o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) tenha formalizado a possibilidade de registrar essas marcas em 2021, o caminho continua árduo para os solicitantes.

"Apesar da recente regulamentação, menos de 1% dos pedidos de marcas de posição foram aprovados pelo INPI até o momento. Isso demonstra como o processo ainda precisa de evolução para reconhecer a criatividade e inovação dos proprietários de marcas", explica Soares. Ele acrescenta que o cenário é desafiador, mas há uma tendência de que o INPI, em breve, se alinhe às demandas do mercado, especialmente com o novo Plano Estratégico divulgado em 2023, que prevê a modernização dos processos de exame técnico.

Segundo Soares, a persistência dos proprietários de marcas, aliada à busca por soluções criativas, será fundamental para o sucesso. "Casos emblemáticos, como o da sola vermelha de Christian Louboutin, mostram que é possível reverter decisões desfavoráveis e avançar no reconhecimento da distintividade adquirida por meio de evidências e argumentos sólidos", conclui.

O plano do INPI para os próximos anos também aponta para uma ampliação no reconhecimento de marcas não tradicionais, como as de som e aroma. Para Valdomiro, isso representa um avanço significativo e um indício de que o Brasil está caminhando para uma maior aceitação dessas inovações no mercado de marcas. 

Sobre a Marpa - Marcas e Patentes  

A Marpa foi fundada por Valdomiro e Rosemari Soares. Há 37 anos atua no segmento de propriedade industrial com a Marpa - Marcas e Patentes, empresa líder no sul do Brasil, habilitada ao registro de marcas, patentes em todos os países do mundo e que é comandada pelo Diretor Executivo, William Soares. A empresa já registrou ao todo mais de 200 mil marcas e, somente no último ano, mais de 60 patentes. A Marpa, que possui Greice Soares como Diretora Administrativa e Financeira, está sediado em Porto Alegre/RS e conta com filiais e escritórios nos principais pontos estratégicos do Brasil como Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Jornalista responsável

Eliana Camejo - MTB. 6158 - cel (51) 98158-7771

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